segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Livro de História e Cultura Afro-brasileira vence em 1º lugar o mais importante prêmio literário do Brasil

A Câmara Brasileira do Livro divulgou nesta quarta-feira os dez finalistas de todas as categorias que concorrem ao 52º Prêmio Jabuti.
O prêmio é o mais importante e prestigiado da literária brasileira.O livro é de autoria Walter Fraga e Wlamyra R. de Albuquerque ( Editora Moderna)

Sinopse

Os povos africanos que foram escravizados no Brasil trouxeram junto de si uma rica sabedoria de técnicas de cultivo, de criação de animais, de mineração, de construção de casas, de navegação, de religiosidade, de filosofia, de culturas musicais, de conhecimento sobre ervas medicinais, de tratamento curativo de doenças físicas e mentais, de dança, de divertimentos e culinária.
A interação entre estes povos, vindos de diferentes regiões e grupos étnicos do continente africano, construiu ao longo de séculos um novo cenário cultural nas Américas. Ao mesmo tempo, também estavam em curso interações, disputas e trocas entre tradições africanas, portuguesas e indígenas. O encontro, nem sempre amistoso, entre esses diferentes povos fez nascer uma cultura original e diversificada: a cultura afro-brasileira. Muito do que hoje nos define como brasileiros é fruto desta criação cultural, na qual os africanos e seus descendentes foram protagonistas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário